sábado, 22 de dezembro de 2007

Série Natal - Meu Espírito de Natal

FOTO: Pinheiro de Lego, de Jean-Charles de Castelbajac, na 12a edição da exposição "Les Sapins de Noël des Créateurs", que começou em Paris no dia 7 de dezembro e fica até o dia 2 de janeiro, e que reuniu grandes nomes da moda e do design para a criação de árvores de Natal únicas e divertidas.
O crédito da foto e do texto ai em cima é do site Casa da Chris, da jornalista Chris Campos que também está nos nossos favoritos (Outros livres-pensadores). Para ver mais da exposição clique aqui.


Breve explicação: Sumi porque meu pc estava com defeito. Na verdade ainda está, mas voltou da assistência e pelo menos está ligando. E isso eu resolvo direito - junto com um monte de outras coisas que só serão resolvidas - no ano que vem.

Vamos direto ao assunto: o Espírito de Natal... O que é o Espírito de Natal?

Eu também colaboro para a coluna de saúde do jornal-da-cidade-lego. E essa semana fiz uma entrevista com um psiquiatra, que manifestou sua vontade de falar sobre as emoções do Natal...pois então este foi o tema da entrevista e "o que é o Espírito de Natal" foi a minha primeira pergunta.

Previsível demais? Ok. Mas quando eu não tenho uma definição minha, me desculpem, eu preciso emprestar.

Funcionou? Não. A explicação dele era bonitinha. E meus "Natais" não são cheios de boa vontade, alegria, etc.

Mas no decorrer da entrevista falei dos sentimentos estanhos que nos invadem nessa época "comercial de margarina". E descobri que é bem normal ter toda essa angústia num momento onde todo mundo parece perfeitamente feliz. (Depois, se houver algum interesse de algum leitor, posso publicar alguns pedaços da entrevista pra melhor esclarecer essa parte).

Bom, vamos às minhas particularidades: desde que perdi alguns entes queridos, a data não tem mais nem 20% de seu significado original. Talvez nunca tenha tido o "significado original" que comumente se atribui ao Natal, mas a verdade verdadeira é que essa data me faz lembrar com mais força que eu não tenho essas pessoas aqui comigo.

Se existiu algum Papai Noel em algum lugar no mundo esse seria o meu avô. O verdadeiro bom espírito natalino vivia nele. No ano retrasado, no seu último Natal, ele me deu um cartão. Uma das raras pessoas que cultivavam o costume. E saber que ele escolhia o cartão de cada um, com cuidado e dedicação, me emocionava. E me emociona até hoje. E faz falta.

Outra que carregava o tal verdadeiro bom espírito natalino era a minha avó. Ela fazia aqueles doces maravilhosos que só ela sabia fazer. Ela sabia que eu odeio comida de Natal e esta seria provavelmente a época em que eu mais perderia peso, não fosse o dom da minha querida, que preparava pudim, pavê de bombom e outras delícias doces pra rechear a minha barriga vazia na noite da ceia.

Essas lembraças podem constituir um Espírito natalino? Não sei, só sei que não me sinto "natalina". As casas da cidade-lego não estão muito enfeitadas. Já faz uns anos que a decoração natalina leguense foi pro buraco. Aqui, definitivamente, não é a morada do tal Espírito.

E afinal, como é o MEU ESPÍRITO DE NATAL? O meu Espírito de Natal tem amigdalite. O meu Espírito de Natal gosta de azitromicina e hospital. Eu sempre fico doente nessa época cheia de sol de rachar, chuvas intermináveis e ventanias inesperadas.

O meu Espírito também é bem consumista, e nunca se cansa de comprar na tentativa - que toda mulher faz - de ser feliz por ter um guarda-roupa mais volumoso.

Mas enfim...para a data em si, não tenho grandes expectativas... o que contribui para a ausência do meu "natalinismo".

Contudo, devo confessar que o cartão da Maria Julia - que chegou diretamente da Big Apple - sem dúvida me arrancou boas gargalhadas. Minha meta para o próximo Natal é fazer com que ela me convide para passar o Natal nos Estates, com seu futuro marido e quem sabe até um possível rebento.... hahahaha... (Acho que por essa eu vou até apanhar...né jujuba?)

Cheia de idéias não-natalinas pipocando na cabeça, me despeço, com um pouco menos de peso na consciência por ter postado algo - mesmo que bem mequetrefe - sobre o Natal.

Desejo a paz, o bem e tudo mais que todo mundo deseja nessa data tão feliz (!?).

Beijos da Lola