quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Bom dia!"

Faz tempo que quero escrever sobre a educação. Não aquela que a gente tem na escola, ou na faculdade. Mas aquela educação que a gente traz de casa. Ou até aquela que a vida ensina a gente ter.
A educação nesse caso poderia ser substítuida pela palavra gentileza, sem risco de comprometer o sentido. Ou ainda delicadeza.
Eu não sou menos educada com as pessoas de acordo com a minha variação do humor. Eu não sou menos gentil ou menos delicada por estar com TPM, por ter brigado com alguém, porque algo não deu certo na minha vida.
Eu posso ficar furiosa com a pessoa, e fico mesmo. E desconto nela. E as vezes eu até descarrego em alguma pessoa bem próxima, que me conhece muito bem, e que por estar tão próxima acaba levando uma "ricocheteada" da minha chateação. Posso também ficar furiosa comigo, por ter feito alguma bobagem, e parecer um pouco mais fechada do que de costume.
Mas nunca deixo de dar bom dia para as pessoas. Nunca deixo de sorrir para quem passa ao meu lado na rua. Nunca deixo de responder a uma dúvida de alguém que precisa de uma resposta, por mais simples -ou elaborada - que seja.
Com as pessoas que nos são próximas, é realmente complicado disfarçar o mau humor. São as pessoas com quem você pode brigar por bobagem, mas elas te conhecem bem o suficiente para saber porque você está tendo determinada atitude. E se por ventura você magoar alguma dessas pessoas queridas, elas saberão perdoar.
Já os estranhos, os poucos conhecidos, os pedestres na calçada, os colegas, estes não sabem o que se passa no seu universo particular. E nem tem obrigação de lidar com o seu dia ruim.
Pra mim, não é nenhum sacrifício ser gentil, educada, delicada, respeitosa. Mas eu acho que, infelizmente, para uma absurda maioria de pessoas, é algo impraticável.

6 comentários:

  1. Andei pensando nisso, e ando pensando sempre.

    Pq eu me preocupo mt com essa coisas tbm tento ser o máximo gentil com as pessoas, seguindo sempre a filosofia do profeta
    GENTILEZA. AMOR. GENTILEZA
    Mas é isso tratar as pessoas com educação, com gentileza não custa nd.
    Poxaa
    realmente não custa nd

    um bom dia..
    e beijos e beijos

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeeita saudades dessa Mana!!!
    vim aki só pra dizer isso Má! hauhaua
    Grande beijo a você
    =***

    ResponderExcluir
  3. As ditas "palavrinhas mágicas" são sempre bem vindas! Bjus e boa semana.

    http://so-pensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lola!
    Ahh, blog??! Então, faço, disfaço, faço novamente... ao todo já foram uns três... mas logo logo vem outro por aí!! =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. NEUROTICOS TODOS SOMOS, PROQUE OS NEURO TICOS, FICA LOUCO SE TER UNS TECOS. Ideia bacana a sua, e alias, somos colegas de trapo, somos JO critico, q é cada vez mais raro termos espãço

    ResponderExcluir