domingo, 23 de setembro de 2007

Eu já fui mais budista...



"Obrigada por tudo, foi lindo, agora tchau!"

Quando eu tinha uns 14 anos, um cara entrou na minha sala no meio do primeiro semestre...
De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Personality and Social Psychology , demoramos meio segundo pra "reconhecer" um potencial parceiro. Pois eu asseguro que o resultado é absolutamente confiável.

Me lembro de ver as garotas afundando na cadeira, todas encabuladas com a beleza do indivíduo. Ele era repetente, por isso mais velho, como todo sonho de consumo de meninas de 14 anos. E esta seria a minha primeira paixão platônica, não fosse pelo cara ter sentado numa carteira atrás da minha.

Logo começamos a conversar. O primeiro trabalho em dupla ele fez comigo. E aí já era. Eu estava namorando o cara mais McDream da escola. Uma vez até a professora de matemática demonstrou sua inveja, censurando um simples abraço que ele me deu ao chegar (atrasado como sempre).

Era tudo absolutamente McDreamico. E mesmo assim eu tinha a plena consciência de que aquilo era perfeito demais pra durar demais. Então, mesmo com o cara mais sensacional de toda a grande escola da cidade-lego, eu não me deixei levar pelos sonhos e fantasias de uma cabeça de 14 anos. O meu desapego budista era tão bem trabalhado naquela época...

Coloquei na cabeça que seria lindo, perfeito e completo pelo tempo que durasse. E assim foi. Quando percebi sinais de que ele não estava mais tão afim, chamei o belo para um papinho pra terminar a brincadeira.

Eu me preocupei em logo superar. Ele foi expulso da escola, o que ajudou a minha tarefa. E ele ainda me ligou algumas vezes.

Nestes 8 anos, nos encontramos várias vezes, afinal, a cidade não é nada grande. Mas apesar de um certo aperto no coração, eu nunca mais investi. O que está enterrado deve permanecer enterrado.

Antes eu ficava grata pelos bons momentos. "Obrigada por tudo, foi lindo, agora tchau". Eu tinha uma bela consciência sobre o platonismo, o desapego, o efêmero, etc. E eu perdi.

Mas de acordo com o I Ching eu preciso trabalhar algumas coisas na minha vida. Então dá licença que eu vou aprimorar meu desapego pra ficar mais zen!!


Beijos da Lola

4 comentários:

  1. Gostei muito do tom zen-budista no seu texto...

    Eu tenho que desenvolver o meu desapego tbm, até pq quando encontro a minha ex, ainda tenho vontade de investir... :_(

    "Sé que me he vuelto a perder, que he vuelto a desenterrar todo aquello que pasé"

    Como vc disse: o que está enterrado deve permanecer assim...

    ResponderExcluir
  2. é marcus..não é bom mexer com coisa morta. você já assistiu da magia à sedução? então..é bem por ai...

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já assistí sim!!! Viu no que deu??? rsrsrs

    Acho que é bem por aí... Tem uma música do Guilherme Arantes que diz assim:

    "Pra que ficar juntando os pedacinhos
    Do amor que se acabou

    Nada vai colar
    Nada vai trazer de volta
    A beleza cristalina do começo
    E os remendos pegam mal"


    Mas eu sou teimoso... e mesmo assim ainda gostaria de tê-la de volta pra mim... :_(


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai, já fui mais budista tb... e tô ficando viciada em I Ching... Culpa sua! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir