sexta-feira, 24 de outubro de 2008

La verdad

Nada melhor do que fechar a noite desta quinta-feira (porque eu ainda não dormi) com a entrevista com André Comte-Sponville, pela revista Época (03/01/2007 - Edição nº 45), "A consolação da filosofia".


ÉPOCA - O senhor diz que, para o filósofo, uma tristeza autêntica vale mais que uma felicidade mentirosa. Não seria perigoso consagrar o coração à melancolia?

Comte-Sponville
- O filósofo prefere a alegria à tristeza, como todo mundo. Mas ele coloca a verdade num patamar mais alto que todo o resto. Isso não quer dizer que seu objetivo seja a infelicidade. É preciso sempre ter coragem para enfrentar a melancolia ou a tristeza quando surgem. É o único caminho. (grifo meu)

(leia tudo clicando AQUI)

Acho que a frase já sintetizou tudo o que eu poderia desejar dizer neste momento.

Depois de um papo com a profundidade de um pires numa mesa de bar, tudo o que eu precisava era ler essa entrevista pra saber que eu não sou a única no mundo. Um papo com um amigo também ajudou a fortalecer a sensação - e também reforçou a minha idéia de que homens também são seres providos de sensibilidade. Não vou fazer mais considerações, apesar de achar que poderia escrever um livro sobre as sensações dessa noite.

"A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água." (Miguel de Cervantes)

4 comentários:

  1. vc precisa me contar com detalhes sobre essas verdades todas... rsrs.
    tô brincado.
    concordo contigo e com o filósofo, quem sou eu pra discordar? mas acho que vale à pena pensar o quanto a verdade se esfrega e dança na nossa cara e a gente jura que não viu... será?
    é preciso acima de tudo querer a verdade e estar preparada para recebê-la. ou então assumir que não, e aí a sua verdade passa ser outra... xi... tchau!

    ResponderExcluir
  2. falou tudo Isa. É preciso estar preparado pra receber a verdade. não sei se um dia a gente fica completamente preparado, mas enquanto essa hora não chega eu prefiro que tudo aquilo que é possível seja revelado. se eu vou prestar atenção e absorver já é outra história hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Acho tudo relativo...
    Tudo depende..Entende!?
    Saca!?
    Manja!?

    blablablablabla!

    ResponderExcluir
  4. eu não tô com cabeça para discordar, e nem com ânimo para concordar. só um adendo: um papo com um amigo [...] reforçou a minha idéia de que homens também são seres providos de sensibilidade. poxa, má. só agora percebeu isso? nós homens somos meio emo desde sempre.

    ResponderExcluir