quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sobre o sono

A reportagem no New York Times "Uma máquina ativa, com propósito, que sai à noite para brincar" anuncia alguns dos conhecidos benefícios do sono. E conta algumas novas particularidades, sobre a relação de qual período do sono seria, teoricamente, relacionado à determinada atividade, por exemplo:

"Em uma série de experiências que iniciou no começo dos anos 90, Carlyle Smith, da Universidade de Trent, no Canadá, encontrou uma forte associação entre a quantidade de sono do estágio 2 que uma pessoa tem e a melhoria no aprendizado de tarefas motoras. Dominar uma guitarra, um taco de hóquei ou um teclado são todas tarefas motoras.

Os músicos, entre outros, sentem isto há eras. Uma peça que frustra os dedos durante a prática noturna freqüentemente flui pela manhã. Mas apenas nos últimos anos a ciência os alcançou e deu forma prática ao que sabiam instintivamente.

Por exemplo, Smith disse que as pessoas costumam ter grande parte de seu sono do estágio 2 na segunda metade de noite. "A implicação disto é que se você está se preparando para uma apresentação, um recital de música, digamos, ou uma exibição de skate, é melhor ficar acordado até tarde do que acordar realmente cedo", ele disse em uma entrevista. "Estes treinadores que fazem os atletas ou artistas acordarem às 5 horas da manhã, eu acho que é loucura."


Bom, tudo isso é pra falar que, além da reportagem ser interessante...eu perco o sono quando coisas boas acontecem. E se a falta de sono for proporcional a euforia... eu provavelmente não durmo essa noite.

Até o presente momento até evito assistir ao episódio da semana de Grey's Anatomy, pra não me influenciar e colocar em jogo a minha sensível alegria...

Sem mais blablablás,

Beijos da Lola-insone-por-bons-motivos

2 comentários:

  1. Eu já desisti de ler matérias sobre o sono e afins, a minha insônia constante não me larga de keito nenhum...rs Mas até que essa é bem interessante...
    Mas Grey's Anatomy é bom mesmo? Nunca vi...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir