sábado, 12 de maio de 2007

Sobre a tinta e a harmonia... e rituais de passagem


O leitor imaginário desse blog - que existe apenas na minha cabeça e na do Kio - deve estar tentando encontrar a ligação da tinta no cabelo com a harmonia dos meus relacionamentos.

Como eu sou uma pessoa perturbada, não consigo deixar meu leitor imaginário tentando decifrar esse mistério. Então vou esclarecer: a tinta no cabelo não tem ligação direta com a harmonia. Ela tem ligação com antigos costumes da humanidade: rituais de passagem.

Os rituais acontecem para representar um momento de superação, evolução, crescimento, ascensão ou qualquer coisa assim. Não se deve pensar, porém, que aqui o rito é a mudança em si. O ritual é só a expressão física de algo que se transforma interiormente. Captou?

Algumas pessoas preferem rituais que envolvam dor – como, por exemplo, um amigo, que simbolizou a passagem com um piercing no mamilo -, outras preferem rituais mais glamurosos – como a realização de festas de arromba - ou ainda rituais envolvendo substâncias líquidas perigosas – como, por exemplo, uma garrafa de tequila que se bebe SO-ZI-NHO (mas com os amigos tem o mesmo poder, desde que cada amigo beba sua própria garrafa!).

Eu, particularmente, prefiro simbolizar esta passagem com a mudança da cor do meu cabelo. Não é algo pra alguém saber. É algo super-ultra-mega-particular do ser. Mas a mudança precisa ser representada de alguma maneira física. É uma necessidade interior. E a cor do cabelo me parece uma boa escolha, já que toda vez que me olhar no espelho vou lembrar que estou renovada.

Pode ser que ninguém mais entenda a minha evolução, ascensão ou superação, mas eu sei e pra mim é suficiente. Sendo assim, me sinto muito bem com a atual transformação interna e com a manifestação dela no exterior - apesar do cabelo ainda não estar exatamente do jeito que quero que fique, já está fazendo muito bem o seu papel! Devagar eu chego lá!

Será que agora deu pra entender?

Besos da Lola.

P.S.: Tatuagens são legais também. Mas são permanentes. Uma vez que se evolui não se pode garantir que foi algo absolutamente positivo. Algumas vezes precisamos retroceder estágios. Na biologia isso é conhecido por atavismo. Pode ser que um dia eu queira voltar a ser como antes. E ai não preciso usar um super laser. Basta deletar as fotografias. Agora chega. Tchau!

2 comentários:

  1. cabelo é tudo!

    axo q to precisando pintar o meu!

    sabe....pra mudar um pokinhu!

    ResponderExcluir
  2. mas voce também dá festas de arromba...

    ResponderExcluir